Fruto da necessidade criada pelo Isolamento Social imposto para combater a pandemia do Covid19 e porque muitas empresas não estavam preparadas para o trabalho “out of office”, vimos colaborar convosco, apresentando algumas das soluções (gratuitas e não só) existentes, desde plataformas colaborativas, reuniões on-line e gestor de projetos
SLACK ( mensagens por tópicos)
A plataforma SLACK permite organizar as conversas entre colaboradores por tópicos (canais), para ir acompanhando as ordens de trabalho. Cada tópico pode ter diferentes colaboradores atribuídos e tem a possibilidade de videoconferência por grupo de tópicos. Pode ser integrado com outras Apps tal como o TRELLO, Google Drive, entre outros.
TRELLO (gerenciamento de projetos)
Trata-se de uma plataforma colaborativa para gerenciamento de projetos com organização por quadros. É possível organizar quadros para fluxos de trabalhos, podendo usá-los individualmente ou convidar colegas para colaborar. Sugiro integrar o mesmo com o SLACK.
ZOOM (videoconferência)
Esta plataforma permite realizar reuniões online onde, ao termos uma conta, criamos a reunião e partilhamos o id da mesma com quem precisarmos (seja colaborador ou cliente). Funciona por vídeo conferência e permite também a criação de pequenos webinnars, para formação a colaboradores e salas de conferência (gratuitos 40 minutos).
E soluções de Armazenamento Cloud?
A mais conhecida é a DropBox, sendo que tem limitações a nível de espaço (2GB). Pessoalmente aconselho o Google Drive, que permite a quem tem uma conta gmail aceder e editar ficheiros de word, excel e powerpoint e partilhar os mesmos em pastas de equipas. O Espaço disponível é de cerca de 15gb para contas não profissionais. Para quem é cliente Altice, o MeoCloud também é uma boa alternativa e oferece cerca de 25Gb. Todas estas soluções têm Apps disponíveis para smartphone e tablets.
E outros?
Estes que apresentei, são alguns dos mais conhecidos. Há mais aplicações tal como o Skype, as soluções do Google, da Microsoft tem o Teams para video conferência, o Cisco WeBex também para videoconferência, sendo que, aconselhamos a olhar para a sua organização e ver qual se adapta melhor.
E os meus clientes? Como comunico com eles?
Mostre-se disponível. Da nossa parte, instalámos no nosso site um aplicativo de “Chat Online” com mensagem automática para mostramos que estamos cá, estamos a aplicar, através de uma área de clientes um aplicativo de “HelpDesk” onde vamos fazer acompanhamento e dar resposta às solicitações, temos uma plataforma de newsletter por email e também iremos instalar um “Project Manager” de modo a organizar o fluxo de trabalho e comunicar com os nossos clientes. Tudo isto através do nosso site (apenas sites com Gestor de Conteúdos - CMS). E mais importante, o email e o telefone, continuarão disponíveis!
Se necessitar de ajuda ou precisar de mais informações contacte-nos. Estamos disponíveis. Mantenham-se seguros!
Rui - RNADESIGN
* Nota: não temos acordo com nenhuma destas empresas mencionadas acima e são apenas algumas dicas para facilitar o trabalho nesta época em que somos postos à prova como comunidade global. Acima de tudo, procuramos ajudar para os tempos que aí vêem e que não serão fáceis para todos.